Logo: O Caderno de Aimé-Adrien Taunay - Histórias, descobertas e percursos
realização: Logo: IHF - Instituto Hercules Florence
apoio: Logo: Museu Paulista
Logo: O Caderno de Aimé-Adrien Taunay - Histórias, descobertas e percursos

O CADERNO

Sociabilidades

A rede de sociabilidade descrita por Aimé-Adrien Taunay em seus escritos indica grande variedade de tipos sociais contactados por esse viajante: diplomatas, fazendeiros, escravos, tropeiros, caixeiros, estrangeiros, indígenas, ciganos, negros, católicos, protestantes, dentre outros grupos que viviam nas regiões próximas à capital do Império do Brasil. Igualmente diversificados eram os assuntos das conversas travadas e escutadas por ele, variando desde anedotas, acontecimentos cotidianos até ciência, literatura, filosofia e política. Taunay demonstra interesse em estar sempre atualizado sobre os acontecimentos, seja no âmbito local ou exógeno, como se vê em suas palavras: "após ter passado quinze dias sem ouvir absolutamente falar de política ou de negócios do mundo, nem de Expedição da Europa, eu encontrava ali pela primeira vez a agitação e o interesse por aquilo". Chama a atenção, também, o olhar estrangeiro observando hábitos comuns das gentes locais e as análises do artista sobre os personagens e fatos vistos.

Esta imagem é uma pintura.
Título: Habitants de L’intérieur des terres du Brésil (Habitantes do Interior das Terras do Brasil), 1818.
Autor: Aimé-Adrien Taunay.
Técnica: Aquarela sobre papel.
A pintura apresenta quatro personagens, sendo três deles homens e uma mulher. Uma das figuras masculinas está sentada em um cavalo, enquanto a outra, do lado esquerdo, parece lhe dirigir a palavra. Uma figura masculina negra escravizada acaricia a cabeça do cavalo. A figura feminina, de vestido e chapéu, apresenta-se em pé do lado direito da figura sobre o cavalo, de costas para as outras pessoas.
A pintura está emoldurada por uma fina linha onde pode-se ver na região superior central da moldura o nome “Brésil”, ao lado do ano no canto superior direito. Na região inferior lê-se o título da composição. A assinatura do autor encontra-se, dentro da moldura, na região inferior esquerda - oposta a inscrição ilegível no canto inferior direito.
TAUNAY, Aimé-Adrien. Habitants de L’intérieur des terres du Brésil (Habitantes do interior das terras do Brasil). 1818. Aquarela 24,8x31,8. Fotógrafo: Jaime Acioli. Museus Castro Maya/IBRAM.
realização:
IHF Museu Paulista
parceria: