Logo: O Caderno de Aimé-Adrien Taunay - Histórias, descobertas e percursos
realização: Logo: IHF - Instituto Hercules Florence
apoio: Logo: Museu Paulista
Logo: O Caderno de Aimé-Adrien Taunay - Histórias, descobertas e percursos

AIMÉ-ADRIEN TAUNAY

Por onde andam as obras de Taunay

Os desenhos realizados por Aimé-Adrien Taunay durante a viagem de circum-navegação (1817-1820) liderada por Louis-Claude de Saulces de Freycinet encontram-se atualmente no Australian National Maritime Museum, na National Gallery of Australia (NGA), na National Library of Australia e no Honolulu Museum of Arts (HMA). Já os cerca de 150 desenhos e aquarelas realizadas durante a Expedição Langsdorff (1825-1828) foram expedidos ao longo da viagem para a Rússia, conforme o contrato, estando eles depositados na Academia de Ciências da Rússia (РАН). Obras esparsas esparsas podem ser encontradas à venda em alguns leilões.

Infelizmente, devido ao esquecimento ao qual o conjunto desta expedição foi relegado; as obras produzidas pelo artista demoraram a ser identificadas e reconhecidas. Outras obras do artista estão conservadas em acervos públicos e privados no Brasil.

Esta imagem é uma pintura em posição vertical. Título: Cox, Gouverneur de Mawée (Cox, Governador de Maui). 1819. Autor: Aimé-Adrien Taunay. Técnica: Aquarela e grafite sobre papel. A pintura apresenta figura barbada masculina de perfil envolta de tecido branco com flores. Este homem também usa um colar de contas pretas e vermelhas no pescoço, um chapéu envolto com lenço na cor marrom e está fumando um cachimbo típico da região, que segura na mão direita, enquanto cruza os braços. Ao olharmos para o segundo plano, é possível notar que a figura encontra-se em um barco, onde há corda enrolada em uma madeira no chão e outras duas cordas na diagonal vindas de cima, do lado esquerdo da composição.
A figura está inserida em uma fina moldura em aquarela. Logo abaixo da moldura lê-se o título na região central “Cox, Gouverneur de Mawée” e do lado direito, a assinatura do autor com data.
Desenho executado por Aimé-Adrien Taunay durante a viagem de circum-navegação comandada por Louis Freycinet (1817-1820). TAUNAY, Aimé-Adrien.
Cox, Gouverneur de Mawée [Cox, Governador de Maui], 1819. Aquarela e grafite sobre papel. Acervo Honolulu Museum of Art (Havaí, EUA). Disponível em Wikipedia
Esta imagem é uma pintura em posição vertical. Título: Sophronites Coccinea (Lndl.) Reichb. (Orchidaceae). Autor: Aimé-Adrien Taunay. Técnica: Aquarela e sobre papel. A pintura apresenta uma orquídea vermelha com folhagens na região superior e central esquerda. A composição possui inscrições manuscritas na região superior esquerda, direita e inferior direita. Lê-se a assinatura do autor no canto inferior direito.
Desenho executado por Aimé-Adrien Taunay durante a Expedição Langsdorff. Sophronites coccinea (Lindl.) Reichb. (Orchidaceae). Aquarela sobre papel. Arquivos da Academia de Ciências (São Petersburgo).
Esta imagem é uma pintura. Título: Green Parrot, 1819. Autor: Aimé-Adrien Taunay. Técnica: Aquarela sobre papel. A pintura apresenta um pássaro em tons azul, com peitoral amarelo, bico vermelho e uma pequena faixa verde no pescoço. Ele está de perfil, empoleirado em um galho.
TAUNAY, Aimé-Adrien. Green Parrot, Aquarela sobre papel, 1819 - Arquivo da National Libray of Austalia.
realização:
IHF Museu Paulista
parceria: