Logo: O Caderno de Aimé-Adrien Taunay - Histórias, descobertas e percursos
realização: Logo: IHF - Instituto Hercules Florence
apoio: Logo: Museu Paulista
Logo: O Caderno de Aimé-Adrien Taunay - Histórias, descobertas e percursos

CONTEXTO

O que eram expedições científicas?

O século XIX se caracterizou pelo grande atenção que o Estado deu à questão das ciências. Acreditava-se que elas trariam consigo o progresso tecnológico e avanços econômicos. Financiar a atividade científica tornou-se uma ação deliberada dos principais governantes europeus e americanos. As expedições científicas de reconhecimento e exploração de territórios e continentes passaram a figurar no topo das agendas políticas, pois possibilitavam a realização de consideráveis levantamentos dos recursos naturais disponíveis, que tinham valor de estudo e econômico. No contexto mais amplo da expansão colonial, as expedições ainda cumpriam objetivos políticos e militares relacionados com o mapeamento e o domínio de terras ainda não exploradas.

Esta imagem é uma pintura. Título: Riv.e Cubatão, près de Santos, 1825. Autor: Aimé-Adrien Taunay. Técnica: Aguada de nanquim sobre papel. A pintura apresenta uma paisagem com rio cercado por vegetação. Na região inferior e central da composição é possível ver uma canoa com quatro tripulantes. Dois deles estão na frente da canoa e permanecem sentados, enquanto os dois na parte de trás da canoa permanecem remando em pé. Na região inferior central há uma inscrição na qual se lê o título da obra “Riv.e Cubatão, près de Santos, 1825”. A assinatura do autor se encontra no canto inferior direito.
TAUNAY, Aimé-Adrien. Riv.e Cubatão, près de Santos, 1825. Aguada de nanquim sobre papel. Arquivos da Academia de Ciências (São Petersburgo).
realização:
IHF Museu Paulista
parceria: