Logo: O Caderno de Aimé-Adrien Taunay - Histórias, descobertas e percursos
realização: Logo: IHF - Instituto Hercules Florence
apoio: Logo: Museu Paulista
Logo: O Caderno de Aimé-Adrien Taunay - Histórias, descobertas e percursos

CONTEXTO

Artistas em expedição científica

No início do século XIX, o único modo de registrar o que se via expedições era através da coleta de espécimes ou das anotações e desenhos que artistas e cientistas faziam durante a viagem sobre lombo das bestas de carga ou em canoas a depender das regiões percorridas. Os viajantes aproveitavam as paradas no caminho para completar, colorir, corrigir ou passar a limpo seus registros, tentando representar o que haviam visto e vivido.

Além de proteger os materiais da umidade e dos insetos, o artista tinha também que controlar seu estoque de artefatos de trabalho, de modo que fosse suficiente para os meses longe de qualquer comércio.

Nas expedições, eram fundamentais os trabalhos realizados por homens livres contratados, indígenas e escravos negros, responsáveis pelo carregamento dos equipamentos, mantimentos, armas e munições, preparação dos alimentos, condução das tropas e das frotas fluviais e pela escolha de roteiros próximos de pequenas e médias propriedades que fornecessem abrigo e alimentos aos viajantes.

Esta imagem é uma pintura. Título: Scéne Brésilienne (Cena Brasileira). 1818. Autor: Aimé-Adrien Taunay. Técnica: Aquarela sobre papel. A pintura apresenta uma cena popular da queima de Judas, na qual pode-se ver oito personagens ao redor de uma fogueira e o boneco que representa o personagem bíblico queima ao centro. Cerca de nove outros personagens assistem a cena à distância. Três deles carregam cestos e outros três se assemelham a figuras de guardas. Casarões emergem no fundo da imagem. Alguns personagens apresentam detalhes na roupa e cestos na cor azul e laranja. Todos os personagens, exceto os que se assemelham a guardas, são negros. Há uma fina moldura que enquadra a pintura e, logo abaixo, lê-se o título com um breve descritivo da cena em francês. Nos cantos inferiores direito e esquerdo da moldura, lê-se o nome do gravador e do autor da imagem.
TAUNAY, Aimé-Adrien. Scène Brésilienne (Cena Brasileira). 1818. Aquarela sobre papel. Fotógrafo: Jaime Acioli. Museus Castro Maya/IBRAM.
realização:
IHF Museu Paulista
parceria: